Autor(a): Hoyêdo Lins Nunes

Resumo: Organização industrial e desenvolvimento regional são áreas que se interpenetraram consideravelmente, em boa medida devido às experiências dos clusters e distritos industriais europeus. Este artigo aborda a referida temática a partir de pesquisa sobre o Médio Vale do Itajaí, uma das principais áreas de produção têxtil-vestuarista do Brasil.

O objetivo é caracterizar a estrutura local na perspectiva do debate sobre clusters e distritos industriais, que enfatiza a importância das economias externas, da cooperaçào interfirma e das instituições, e investigar a reestruturação imposta pelas mudanças macroeconômicas testemunhadas no Brasil nos anos 1990. Após discutir algumas questões conceituais sobre o assunto, o paper (a) destaca aspectos de trajetória e funcionamento dos setores têxtil e vestuarista na região, (b) identifica e analisa os efeitos da abertura comercial do País, procurando captar as reações do sistema local, e (c) foca o tema da promoção de clusters e distritos com vistas ao desenvolvimento regional.

Clique para acessar o texto completo

BartahTown

Aviso ao usuário


O Centro Acadêmico Livre de Economia (CALE) é a entidade máxima de representação específica aos estudantes de Economia da UFSC. Sua função essencial é defender os interesses estudantis.

Centro Acadêmico Livre de Economia | CALE - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Gestão de Web.