Autor: Fred Leite Siqueira Campos

No início do século XXIos russos elegeram Alexandre Nevsky como “grande russo”. Eleição merecida, mas, certamente, tarefa difícil para um povo cuja história já brindou a humanidade com um número avassalador de pensadores, cientistas, humanistas, estadistas, projetistas gênios e heróis. A lista desses nomes é, certamente, quase que infindável!

No entanto, esse ensaio objetiva destacar as contribuições de um dos mais importantes nomes russos na área de

Autor(a): Roberto Meurer

Neste artigo é discutida e testada empiricamente a influencia do fluxo de recursos de investidores estrangeiros sobre o ındice Bovespa da Bolsa de Valores de S˜ao Paulo no perıodo de janeiro de 1995 a julho de 2005. No teste sao consideradas outras variaveis que podem ser importantes para a explicacao, incluindo um ındice da bolsa de valores dos Estados Unidos, taxas de juros internas e externas, liquidez do mercado, taxa de cambio e risco paıs. A influencia estrangeira

Autor(a): Hoyêdo Lins Nunes

Resumo: Organização industrial e desenvolvimento regional são áreas que se interpenetraram consideravelmente, em boa medida devido às experiências dos clusters e distritos industriais europeus. Este artigo aborda a referida temática a partir de pesquisa sobre o Médio Vale do Itajaí, uma das principais áreas de produção têxtil-vestuarista do Brasil.

Autor(a): Pabblo Bittencourt

Resumo: O objetivo deste artigo é identificar padrões setoriais de aprendizagem na indústria brasileira. A literatura evolucionária/neoschumpeteriana é utilizada como referencial teórico, ao passo que a metodologia contempla o uso de técnicas de análise multivariada, aplicadas a indicadores de aprendizagem construídos para 93 setores da atividade

BartahTown

Aviso ao usuário


O Centro Acadêmico Livre de Economia (CALE) é a entidade máxima de representação específica aos estudantes de Economia da UFSC. Sua função essencial é defender os interesses estudantis.

Centro Acadêmico Livre de Economia | CALE - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Gestão de Web.