Comissão de Assuntos Estudantis:
Tem por função atuar junto dos estudantes para auxiliar no bom andamento das atividades de ensino do curso, resolvendo tanto os problemas relativos à sala de aula, quanto à permanência estudantil. As atividades dessa Comissão são, por exemplo, coletar as demandas estudantis por meio da Ouvidoria Não Se CALE e do contato direto com os problemas dos estudantes em outros meios; auxiliar na avaliação do andamento das aulas, dialogando com os professores e com o Departamento para auxiliar na resolução de problemas referentes às aulas, além de tratar de casos de opressões no meio acadêmico, colaborando também para a conscientização dos estudantes sobre esses problemas.

Comissão de Atividades Acadêmicas:
Tem por função promover atividades que ampliem os horizontes da formação dos estudantes no curso, para além da sala de aula. As atividades dessa Comissão são, por exemplo, promover debates importantes e que, em geral, não são devidamente abordados na sala de aula, realizando, para isso, eventos como palestras, minicursos e debates interdisciplinares.

Comissão de Cultura e Integração:
Tem por função garantir a integralidade dos estudantes para além de sua vida acadêmica, promovendo o enriquecimento cultural, a descontração e a integração dos estudantes do curso no ambiente universitário. São atividades desta Comissão, por exemplo, a organização de eventos como Happy Hours (HHs), o C6, o Trote e a Recepção de Calouros; a promoção de manifestações culturais como o Slam da Economia e o Projeto Perspectiva; e a realização das festas do curso, como o Maracalouro e o Desencale.

Comissão de Comunicação:
Tem por função comunicar os estudantes acerca das atividades realizadas pelo Centro Acadêmico, além de estimular a transparência nos processos e atualizá-los acerca da realidade das instâncias burocráticas e políticas do curso.  São atividades desta Comissão, por exemplo, a atualização das mídias do CALE (Facebook, Instagram e, é claro, este site); a produção de conteúdos visuais que auxiliem tanto na divulgação de eventos do CALE, quanto na informação dos estudantes acerca da realidade que lhes cerca, a exemplo do Manual do Calouro; e a elaboração gráfica de produtos do CALE.

Comissão Financeira:
Tem por função garantir a saúde financeira do CALE, atuando em prol do financiamento de suas atividades. São atividades desta Comissão, por exemplo, a gestão do caixa do CALE, o controle de fluxos e a prestação de contas da gestão, além da venda de produtos (camisetas, copos...) e a busca de parcerias externas e patrocínios.

Coordenação Geral:
Tem por função organizar os trabalhos da gestão, visando garantir a validade dos princípios estabelecidos para o grupo. São atividades desta Comissão, por exemplo, fiscalizar as atividades das comissões, com a finalidade de garantir que as tarefas sejam cumpridas; sanar eventuais conflitos; garantir a representação do CALE em instâncias burocráticas e políticas.