O início da vida acadêmica é um momento especial na vida de todos, e nós do Centro Acadêmico Livre de Economia (CALE) estamos muito felizes por fazer parte desta história. A universidade é um espaço de evolução. É aqui que se encerra o ciclo limitado pela família e pelo vestibular e começa a sua busca por independência.

A UFSC não é somente um lugar de reprodução de conhecimentos, mas também o local onde devemos formar nossas opiniões e integrar-nos, de fato, à sociedade que nos cerca. Por isso, aproveite todo o conhecimento que circula dentro e fora da sala de aula, exercitando sempre seu senso crítico para questionar e assimilar antigas e novas ideias.

Sabemos que os primeiros passos na universidade não são fáceis. A adaptação à nova cidade, à distância da família, à rotina de estudos, às horas de sono perdidas, etc certamente representam um momento difícil, mas as boas notícias são que isso faz parte do amadurecimento e que as mesmas pessoas que elaboraram este manual, assim como muitas outras no curso, certamente estão dispostas a te ajudar nesta nova fase. 

A Economia é, provavelmente, a mais enigmática das Ciências Sociais, e o curso de Ciências Econômicas certamente um dos mais dinâmicos, possibilitando ma formação plural e, desde que bem aproveitada, de qualidade. De nossa parte, fica um sincero desejo de boas-vindas, que vai junto da esperança de que você se aprofunde cada vez mais nesse universo que é a economia e da certeza de que, seja como for, o curso de Economia da UFSC é sempre uma experiência única, onde o crescimento é, por fim, inevitável .