A XIII Semana Acadêmica de Economia ocorreu num momento duro da conjuntura brasileira. Às vésperas da eleição presidencial mais importante da história de nossa democracia, crescem as incertezas e o medo em relação ao futuro. Os dilemas socioeconômicos que permeiam a sociedade brasileira ressoam pouco nos discursos dos presidenciáveis de maior destaque. Esse ocultamento é resultado da histeria coletiva provocada por anos de propaganda policialesca por parte da mídia brasileira, que fazendo uso da narrativa da corrupção como mal maior, reduziu o debate político à uma dimensão meramente moral. Nesse cenário, mais do que nunca, é tarefa do cientista social explicitar as questões que fogem da visão imediata, trabalhando, embasado no método científico, para desvelar as raízes dos nossos problemas latentes, visando sempre enxergar uma saída através da política.

Após um ano ocupando a diretoria do Centro Acadêmico Livre de Economia, se encerra hoje a Gestão Renascer, com o sentimento satisfatório de trabalho bem feito.

Os estudantes de economia querem continuar a reforma e construir uma melhor proposta de Projeto Pedagógico de Curso!

Como consequência das mobilizações estudantis na universidade, da assembleia geral estudantil da UFSC que aconteceu no dia 18/10/2018, no Hall do bloco de salas de aula do CSE, com 974 estudantes credenciados presentes, o CALE realizou nesta semana um Plebiscito, no qual os estudantes de Economia da UFSC decidiram pela paralisação no dia 26 de outubro, objetivando a construção de atividades de discussão conjuntural e mobilizações em contrariedade a candidatura de Jair Bolsonaro.

Confira a programação completa da 13ª Edição da Semana Acadêmica de Economia:

Confira os vídeos gravados durante a XIII SAECO:

Buscando abranger temas que vão além dos conteúdos geralmente ministrados em sala de aula, a SAECO 2018 oferecerá uma série de minicursos, nas tardes do dia 2 a 5 de outubro.