O Centro Acadêmico Livre de Economia (CALE) é a entidade máxima de representação específica aos estudantes de Economia da UFSC. Sua função essencial é defender os interesses estudantis no Departamento de Economia e nas demais instâncias universitárias, cabendo a ele, portanto, a organização e a mobilização dos estudantes em prol de melhorias para o curso.

As eleições do CALE ocorrem anualmente e, hoje, a Gestão Renascer é que coordena as atividades do Centro Acadêmica. Eleita pelos estudantes em outubro de 2017, esta gestão se pauta pela representação estudantil ativa e crítica, pela defesa da Universidade em seu caráter público e gratuito e pelo engajamento junto dos estudantes na busca por uma formação plural e de excelência.

[FOTO DA GESTÃO]

[IMAGEM DA NOMINATA]

O Programa estabelecido pela Gestão Renascer pode ser conferido aqui. Venha construir um Centro Acadêmico participativo com a gente!

 HISTÓRIA:
Historicamente, o CALE é conhecido como um dos Centros acadêmicos mais atuantes da UFSC, sobretudo quanto a pautas políticas. Desde sua fundação, dada em 1981, no contexto da Ditadura Militar, o CALE foi uma entidade importante para defender os interesses estudantis, posição que veio sendo mantida até os tempos recentes, quando a organização estudantil conseguiu inclusive barrar um corte de vagas pretendido para o curso.

O QUE O CALE PODE FAZER POR VOCÊ?
Em resumo, o CALE pode auxiliar os estudantes de Economia em quase todas as questões acadêmicas; desde a solução de problemas com professores, aulas ruins, opressões no ambiente universitário, materiais auxiliares e tudo mais que envolva a sua permanência no curso, até a promoção de palestras, seminários, viagens acadêmicas, festas e demais eventos de integração universitária. A intenção dos membros do Centro Acadêmico é de aproximar sempre o contato com os estudantes, buscando resolver os problemas de nosso curso. Sendo assim, convidamos a todos para participar do desenvolvimento dessa plataforma, que visa promover a integração entre os estudantes. Esperamos que você aproveite esse espaço e que se sinta à vontade para colaborar!

COMO FUNCIONA O CALE?
Atualmente, o CALE está organizado em Comissões, as quais estão abertas à entrada de estudantes interessados e realizam tarefas direcionadas, além de reunirem-se  em reuniões gerais, onde são realizados repasses e são debatidos os objetivos traçados pelo grupo.