Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE):
A PRAE tem como função auxiliar em causas básicas para a permanência estudantil. Apesar da crescente escassez de seus recursos, a PRAE deve oferecer os seguintes programas: auxílios para moradia estudantil, creche, bolsa estudantil, bolsa permanência, apoio à participação em eventos, dentre outros. Os auxílios financeiros são oferecidos a partir de uma cadastro socioeconômico e uma entrevista para a entrega de documentos e cópias autenticadas. Esse cadastro deve ser realizado na sede da PRAE (localizada junto à BU) e permite que o estudante concorra aos editais que são divulgados no site da Pró-Reitoria: http://prae.ufsc.br

Moradia Estudantil:
Infelizmente, quase não há vagas na Moradia Estudantil, que não atende nem 2% dos estudantes da UFSC. Todavia os estudantes que se submeterem à análise socioeconômica da PRAE podem concorrer a vagas através de editais. Para mais informações, contate a PRAE ou acesse: http://prae.ufsc.br/moradiaestudantil-e-auxilio-moradia .

Hospital Universitário (HU):
O HU é um hospital vinculado à UFSC, mas administrado federalmente pela empresa Ebserh. Todos os estudantes da UFSC têm direito a serem atendidos no HU através do Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária (SASC). Para mais informações acesse: http://www.hu.ufsc.br/setores/sasc .

Cuidados médicos nos bairros:
Para atendimentos via SUS, há ainda a possibilidade de ir até os Centros e Postos de Saúde espalhados pelos bairros próximos à UFSC, conforme indicado no mapa da pág. 12 deste manual.