Sobre o primeiro tema de debate

Seria a história do pensamento econômico uma simples formalidade acadêmica, mero objeto de curiosidade de alguns economistas? De um modo geral, sabemos que a aparente ausência de aplicabilidade da história do pensamento econômico nas carreiras de grande parte dos economistas leva muitos a crer que sim e, ainda que não cheguem a taxar como inútil a “história das ideias” da Economia, também não costumam dar muito valor a tais estudos.

Desmistificar tal concepção, arraigada no pensar de tantos economistas, é trabalho árduo; sobretudo quando a teoria adotada para explicar os fatos do dia-a-dia parece não guardar relação com as teorias anteriores, levando a concepções em geral pobres quanto à influência das escolas de pensamento econômico na interpretação da conjuntura atual.

Cabe atentar, nesse sentido, ao fato de que os arcabouços teóricos nos quais depositamos nossas crenças e baseamos nossa prática diária surgiram em certas condições específicas, que impuseram restrições às concepções antigas e obrigaram o desenvolvimento do conhecimento econômico. A amplitude e a riqueza da ciência econômica refletem, assim, a variedade de teorias e de momentos históricos, de pensadores e circunstâncias que forjaram modelos e agregaram ideias ao corpo dessa ciência.

Engajar-se no debate e no aprofundamento de uma ou de várias correntes de pensamento é, portanto, um exercício de compreensão da história e, com ela, da realidade que, por impor os desafios atuais, remete novamente à teoria, sem a qual não há prática que se sustente. Assim, torna-se necessário compreender a história do pensamento econômico não como uma caminhada de destino fixo ou como uma simples evolução teleológica, mas enquanto uma constante batalha entre o ideal e o real ao longo do tempo, entre todos os possíveis desenvolvimentos teóricos - e todas as suas respectivas potencialidades.

No intuito de instigar a crítica a essas questões, a estreia da seção de debates socioeconômicos do CALE tratará das continuidades e legados das contribuições das distintas escolas de pensamento econômico à compreensão da realidade econômica atual. Dessa forma, convidamos todos os estudantes do curso a escrever um texto para discussão desse tema, com vistas à publicação no site do CALE. Para que seja promovido o debate, haverá espaço para eventuais réplicas a textos já publicados, ao passo que novos temas forem lançados.


Observações:
a) Os textos devem ter no mínimo 200 e no máximo 800 palavras;
b) Os textos devem ser enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 23 de maio de 2018, incluindo nome e fase do(a) autor(a), ou uma alcunha caso o anonimato seja desejável;
c) Conteúdos difamatórios ou fuga majoritária do tema proposto podem levar à não publicação do texto, que podem ser levados ao crivo de um(a) professor(a) avaliador(a) em caso de dúvida da Comissão organizadora do debate;
d) Como esse é um projeto pioneiro para nós, pedimos também a compreensão e o auxílio dos colegas no decorrer das atividades.

BartahTown

Aviso ao usuário


O Centro Acadêmico Livre de Economia (CALE) é a entidade máxima de representação específica aos estudantes de Economia da UFSC. Sua função essencial é defender os interesses estudantis.

Centro Acadêmico Livre de Economia | CALE - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Gestão de Web.