Tema 00: Economia Catarinense
Autor(a): Pietro Caldeirini Aruto; Leandro dos Santos

Analisar o atual comportamento do mercado de trabalho em Santa Catarina significa compreender sob quais condições um determinado contingente da população se relaciona com as atividades econômicas do estado. Essa relação, contudo, não possui determinantes exclusivamente internos ao território, ou seja, a evolução do mercado de trabalho catarinense responde ao movimento da economia brasileira e, em grande medida, reflete as tendências gerais do mercado de trabalho nacional.

Além disso, a compreensão dessa relação somente pode ser tomada, no sentido de captar as suas múltiplas dimensões sociais, quando se tem em conta que os processos socioeconômicos se desenvolvem em uma perspectiva histórica, onde há movimentos de construção e reconstrução da sociedade, que condicionam a conjuntura vigente. Dessa forma, esse texto busca esclarecer, ainda que em termos introdutórios, como que as mudanças econômicas pelas quais o país passou nas últimas décadas repercutiram de forma específica sobre território catarinense, destacando o comportamento do mercado de trabalho. Inicialmente procura-se descrever, em linhas gerais, os padrões de crescimento da economia brasileiras nas últimas décadas para, em seguida, situar o comportamento da economia catarinense no período, avaliando o desempenho das atividades econômicas no Estado. Como se observará, existe uma forte relação entre as condições prevalecentes na economia brasileira e o ritmo das atividades econômicas no Estado, seja porque os setores do território catarinense refletem as determinações presentes em nível nacional, seja porque as formas de inserção das atividades no Estado são estimuladas (ou tolhidas) 3 devido às condições presentes na economia brasileira. Em ambos os casos, essa influência se imbrica com os condicionantes internos e a expressão dessa inter-relação pode ser dimensionada a partir do comportamento do mercado de trabalho no Estado, tema que será investigado na segunda seção desse artigo.

Clique para conferir o texto na íntegra

BartahTown

Aviso ao usuário


O Centro Acadêmico Livre de Economia (CALE) é a entidade máxima de representação específica aos estudantes de Economia da UFSC. Sua função essencial é defender os interesses estudantis.

Centro Acadêmico Livre de Economia | CALE - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Gestão de Web.