Em tempos de opiniões dispersas, de comentários breves e de muitos "achismos", debater Economia parece uma tarefa cada vez mais fragmentada, o que compromete uma análise séria dos temas que circundam nossa realidade e que são caros à nossa formação.

Tendo em vista essa problemática, o CALE vem propor um novo espaço para o desenvolvimento do debate socioeconômico, no intuito de que ele se dê de forma embasada e crítica em nosso meio. Nesse sentido, o projeto Debates Socioeconômicos é voltado aos estudantes do nosso curso, que muitas vezes sequer tiveram a oportunidade de expor suas ideias através de textos. Tendo o site do CALE enquanto plataforma, a ideia é que os estudantes enviem seus textos e que, após revisões e eventuais consultas, eles sejam publicados aqui, onde estarão sujeitos também a eventuais réplicas, ao passo que novos temas forem lançados.

Para a primeira rodada de debates, o tema selecionado em enquete respondida pelos estudantes do curso foi: "Escolas do pensamento econômico: Legados e Continuidades". Confira abaixo o texto de introdução do tema:

Seria a história do pensamento econômico uma simples formalidade acadêmica, mero objeto de curiosidade de alguns economistas? De um modo geral, sabemos que a aparente ausência de aplicabilidade da história do pensamento econômico nas carreiras de grande parte dos economistas leva muitos a crer que sim e, ainda que não cheguem a taxar como inútil a “história das ideias” da Economia, também não costumam dar muito valor a tais estudos.

Desmistificar tal concepção, arraigada no pensar de tantos economistas, é trabalho árduo; sobretudo quando a teoria adotada para explicar os fatos do dia-a-dia parece não guardar relação com as teorias anteriores, levando a concepções em geral pobres quanto à influência das escolas de pensamento econômico na interpretação da conjuntura atual.

Cabe atentar, nesse sentido, ao fato de que os arcabouços teóricos nos quais depositamos nossas crenças e baseamos nossa prática diária surgiram em certas condições específicas, que impuseram restrições às concepções antigas e obrigaram o desenvolvimento do conhecimento econômico. A amplitude e a riqueza da ciência econômica refletem, assim, a variedade de teorias e de momentos históricos, de pensadores e circunstâncias que forjaram modelos e agregaram ideias ao corpo dessa ciência.

Engajar-se no debate e no aprofundamento de uma ou de várias correntes de pensamento é, portanto, um exercício de compreensão da história e, com ela, da realidade que, por impor os desafios atuais, remete novamente à teoria, sem a qual não há prática que se sustente. Assim, torna-se necessário compreender a história do pensamento econômico não como uma caminhada de destino fixo ou como uma simples evolução teleológica, mas enquanto uma constante batalha entre o ideal e o real ao longo do tempo, entre todos os possíveis desenvolvimentos teóricos - e todas as suas respectivas potencialidades.

No intuito de instigar a crítica a essas questões, a estreia da seção de debates socioeconômicos do CALE tratará das continuidades e legados das contribuições das distintas escolas de pensamento econômico à compreensão da realidade econômica atual. Dessa forma, convidamos a todos os estudantes do curso a escreverem um texto para discussão desse tema, com vistas à publicação no site do CALE.

Observações:

• Os textos devem ter no mínimo 200 e no máximo 3.000 palavras;
  • Os textos devem ser enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., incluindo nome do(a) autor(a), com a opcionalidade da inclusão de sua fase (semestre) atual no curso;
  • Conteúdos difamatórios ou fuga majoritária do tema proposto podem levar à não publicação do texto, que podem ser levados ao crivo de um(a) professor(a) avaliador(a) em caso de dúvida da Comissão organizadora do debate;
  • Como esse é um projeto pioneiro para nós, pedimos também a compreensão e o auxílio dos colegas no decorrer das atividades.