Os vídeos da Aula Magna do curso de Economia do semestre 2018.1 e do Minicurso "Capital Fictício e Economia Brasileira Contemporânea", ambas atividades ministradas pelo Professor Marcelo Dias Carcanholo nos dias 5 e 6 de abril, respectivamente, estão disponível para acesso:

Transmissão feita ao vivo da Aula Magna

Gravação do Minicurso

"A Emenda Constitucional 95 – do congelamento de gastos – e a Reforma Trabalhista integram, juntamente à reforma da previdência, um pacote de medidas amplamente rejeitadas pela população e adotadas pelo governo ilegítimo liderado por Michel Temer como solução à crise econômica do país. Enquanto a saída da crise vem sendo anunciada como iminente pelo governo federal, o desemprego já atingiu cerca de 12,7 milhões de brasileiros e o trabalho informal cresceu 2,1% no total da população ocupada no trimestre (de novembro a janeiro), como mostram os dados da última PNAD, realizada pelo IBGE.

Em momentos como este, faz-se necessária uma leitura crítica da realidade, para além das narrativas impostas pelo governo que, a rigor, não parecem se refletir de forma direta no dia-a-dia de milhões de brasileiros, que sentem os efeitos de uma crise que parece reafirmar a lógica de precarização do trabalho e de submissão da economia brasileira ao cenário internacional.

Observando esses pressupostos, o Centro Acadêmico Livre de Economia tem a honra de anunciar a vinda do professor Dr. Marcelo Carcanholo, Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Pesquisador do Núcleo de História Econômica da Dependência Latino-americana (HEDLA-UFRGS), atual Presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) e Presidente da Sociedade Latino-americana de Economia Política e Pensamento Crítico (SEPLA) entre 2014 e 2016 para ministrar a aula magna do primeiro semestre de 2018. Afinal, Saímos da Crise?"